quarta-feira, 21 de maio de 2014

Visita ao Horto Municipal






 Visita ao Horto Municipal




   Os alunos do CJD tiveram o prazer de conhecer o Horto municipal de João Pessoa; a visita foi no dia 12\05\2014 pela manha, com vários alunos do Fundamental II.



Os alunos viram um viveiro de minhocas, elas são usadas para melhorar a qualidade do solo, onde serão colocadas as sementes, estas por sua vez são separadas e selecionadas por tipo e qualidade, antes de serem guardadas.
   A visita faz parte de um projeto de educação ambiental tendo a frente os professores Fátima e Daniel de Ciências. Os objetivos foram centrados em sensibilizar os alunos para uma lógica ambiental de preservação e conhecimento do bioma florestal, em especial a mata atlântica.





   O Horto Municipal de João Pessoa exerce um papel de extrema importância ambiental e ornamental para a capital e o estado como um todo. Com poucas décadas de existência, o Horto fornece cerca de 40.000 mudas por ano. Em sua maioria, as mudas são destinadas para João Pessoa, para programas de reflorestamento e preservação da flora local. Mas outros órgãos públicos e privados dos também solicitam mudas no local, através de ofício.




Viveiro de abelhas; essas são abelhas urucu, um tipo de abelha sem ferrão. A abelhas são responsáveis por quase 90% da polimerização das plantas na natureza.


   Com a função principal de produzir e fornecer mudas para o plantio e ornamentação de lugares públicos, como praças e canteiros, Todas as espécies de plantas cultivadas no Horto Municipal estão devidamente catalogadas pelos agrônomos.






Qualquer pessoa pode entrar em contato com o Horto Municipal e pedir uma muda para sua casa ou prédio, basta entrar em contato, que eles vão também lhe indicar a melhor planta para o local que você precisa e como cuidar dela.







Os alunos viram cada parte do processo de plantação das mudas e seu crescimento; muito bem acompanhados por um dos profissionais do local.


   Alem disso todos os materiais usados no local são de origem natural, ou seja, não possuem qualquer tipo de produto químico industrial que possa danificar ou prejudicar a vida vegetal cultivada lá. Desde os tipos de fertilizantes até as formas de previnir que os insetos ataquem as plantas.





   A esta aula de campo estavam os professores Franklin, Anderson, Diego, Fátima e Daniel.
As mudas são colocadas com solo preparado, tudo dentro de uma estufa para manter uma temperatura constante.








   Essa iniciativa também é o primeiro passo para a criação de uma horta na escola. Conhecimento depois ação.








Adote o ritmo da natureza. O segredo dela é a paciência













terça-feira, 13 de maio de 2014

Visita a energisa



Os alunos do CJD visitaram na manhã do dia 29\04 o Centro Cultural Energisa terça-feira passada, tendo como foco especial a representação de uma casa do século XIX no Museu Energiza. Além desse ponto, eles viram no Museu não apenas informações de História, mas de Ciências e Geografia, como a origem do universo, Tales de Mileto e a exposição de vários equipamentos eletroeletrônicos de diferentes épocas. A atividade foi pensada como forma dos alunos visualizarem as origens de nossos hábitos cotidianos e suas relações com o ambiente, com ênfase nas mudanças sofridas pelo espaço geográfico e histórico, como também a evolução do espaço doméstico como um ambiente mais atrativo e de grande importância em nossa vida.

Os alunos do CJD foram acompanhados pelos professores Anderson, Marnizete, Franklin e Raquel, História e Geografia, e a inspetora Lúcia. A atividade foi planejada para abarcar estas duas disciplinas.


Os alunos saíram pela manhã por volta das 08:30h e chegaram ao local da visita 15 minutos após a saída. Lá a visita é conduzida pelos monitores que atuavam como guias devidamente identificados. Durante a visita eles não viram somente exposições e o museu, eles também viram palestras sobre História, preservação de energia e meio ambiente. Os alunos se interessaram bastante pelas partes de física e eletrodinâmica, mas era mais pelo fato de não estudarem essas disciplinas em seu nível acadêmico atual criando uma sensação de novidade, e adicionalmente por esta ser a parte da visita com a maior interatividade (inclusive eles podiam tocar em vários objetos) e em descobrir para que servia cada objeto encontrado.

Da esquerda para direita : sala com uma representação de uma cozinha do século XIX, os alunos receberam palestras nas exposições de historia, muita interatividade na ala de física, boneca representando o primeiro telefone no Brasil.

       Essa visita foi mais importante para os alunos do 9º Ano que foram observar a parte do museu que tinha uma representação de uma cozinha brasileira do século XIX. Pois, a turma estava fazendo um trabalho sobre a evolução da cozinha brasileira como espaço doméstico que foi adquirindo importância ao longo de suas transformações temporais.



Agradecemos a todos que participaram dessa atividade ou contribuíram de alguma forma, e parabenizamos os estudantes do CJD que se fizeram presentes neste dia.